Resumo
Este artigo examina a função das paisagens urbanas em Mrs Dalloway (1925) e Este domingo (1966), considerando semelhanças e diferenças a partir de um enfoque comparativo que enfatiza as relações recíprocas e não hierárquicas entre esses romances. Em particular, o estudo explora a maneira como as paisagens apelam aos sujeitos não apenas pela gratificação, mas, principalmente, por uma sensação de ameaça expressa em dois espaços críticos associados aos escritos de Woolf e Donoso: momentos do ser e da obscenidade. Enraizados em poéticas e recursos narrativos distintos, ambos os espaços colocam subjetividades em teste fora do âmbito das representações, intimamente conectados com redes paisagísticas que revelam a interdependência entre a exterioridade da paisagem e a interioridade do sujeito.
Referências
Agamben, G. (2015). Idea de la prosa. Adriana Hidalgo.
Augé, M. (2000). Los no lugares. Gedisa.
Benjamin, W. (1989). Discursos interrumpidos I. Taurus.
Benjamin, W. (2005). París, capital del siglo XIX. Libro de los pasajes (pp. 37-49). Akal.
Bergson, H. (1920). II. The Soul and The Body. Mind-Energy (pp. 37-73). Holt & Co.
Coutinho, E. (2018). Literatura comparada en América Latina: una disciplina transcultural. Cuadernos del CILHA, 19(2), 15-24. https://revistas.uncu.edu.ar/ojs3/index.php/cilha/article/view/1666
De Miguel, R. (1867). Nuevo diccionario latino-español etimológico. F. A. Brockhouse.
Donoso, J. (2009). Diarios, ensayos, crónicas. RIL Editores.
Donoso, J. (2016). Diarios tempranos. Donoso in progress, 1950-1965. Ediciones UDP.
Donoso, J. (2006). Este domingo. Punto de Lectura.
Donoso, J. (2008). El obsceno pájaro de la noche. Punto de Lectura.
Eliot, T. S. (1920). Tradition and The Individual Talent. The Sacred Wood (pp. 42-53). Methuen & Co.
Eliot, T. S. (2021). The Love Song of J. Alfred Prufrock. The Waste Land (pp. 5-10). Signet Classic.
Ferrada Aguilar, A. (2023). Regímenes visuales y derivas acústicas del paisaje: un dialogo entre Coronación de José Donoso y Al faro de Virginia Woolf. Taller de Letras, (72), 142-65. https://doi.org/10.7764/Tl.72.142-165
Franulic, L. (1940). Las olas. Zig-Zag.
Godoy, E. (1971). Diálogo con José Donoso. Revista Signos, (2), 23-32.
Han, B-Ch. (2020). Caras de la muerte. Herder.
Joyce, J. (2000). Ulysses. Penguin Books.
Legarreta, A. (2023). The Wild Garden of Modernism: Intermedial Woolf. Letras, 73, 91-118. https://doi.org/10.15359/rl.2-73.4
Lee, H. (2021). Virginia Woolf, Eccentricity, and the Essay. Oxford Centre for Life-Writing. https://oclw.web.ox.ac.uk/article/in-sickness-and-in-health-writing-life-through-the-essay.
Maderuelo, J. (2010). El paisaje urbano. Estudios Geográficos, 71(269), 575–600. https://doi.org/10.3989/estgeogr.201019
Milani, R. (2008). Estética y crítica del paisaje en J. Nogué (Ed.). El paisaje en la cultura contemporánea (pp. 45-66). Biblioteca Nueva.
Morales, L. (2008). De muertos y sobrevivientes. Narración chilena moderna. Cuarto Propio.
Moreno, F. (2024). De un género a otro: los domingos de José Donoso. Anales De Literatura Chilena, (41), 287–298. https://doi.org/10.7764/ANALESLITCHI.41.17
Nancy, J-L. (2014). ¿Un sujeto? Ediciones La Cebra.
Pillet, F. (2015). La evolución de la imagen literaria del paisaje urbano: de la ciudad moderna a la ciudad actual. Estudios Geográficos, 76(278), 285–307. https://doi.org/10.3989/estgeogr.201510
Roger, A. (2007). Breve tratado del paisaje. Biblioteca Nueva.
Rojo, G. (2011). “IV. Este domingo”. Las novelas de la oligarquía chilena (pp. 125-60). Sangría Editora.
Scott, B. (2012). In the Hollow of the Wave: Virginia Woolf and Modernist Uses of Nature. University of Virginia Press.
Simmel, G. (1988). Antología de sociología urbana. Universidad Nacional Autónoma de México.
Steiner, G. (2012). La poesía del pensamiento. Ediciones Siruela.
Stephen, K. (1922). The Misuse of Mind. A Study of Bergson’s Attack on Intellectualism. Harcourt, Brace & Co.
Woolf, V. (1985). Moments of Being. Harcourt Brace.
Woolf, V. (1996). Mrs. Dalloway. Penguin.
Woolf, V. (1992). To the Lighthouse. Penguin.
Woolf, V. (1978). The Waves. Harcourt, Brace & Co.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Universum (Talca)

