Resumo
Historicamente, o adjetivo flaite carrega consigo uma conotação pejorativa, pois se refere a jovens de classe social baixa, moralmente desconfiados e associados ao estereótipo da delinquência. Este artigo propõe que a música urbana está alterando esta definição e proporcionando novas avaliações. Sem romper completamente com certa imagem negativa associada à violência, resgatam-se outros atributos como lealdade, solidariedade, comprometimento e esforço. Para verificar essa hipótese, é feito um tour pelos aspectos nocivos do apelido. Posteriormente, é realizada uma análise de algumas letras de músicas de música urbana dos últimos cinco anos para revelar essas novas qualidades. A terceira parte inclui uma proposta pedagógica para trabalhar com alunos do ensino secundário. A ideia deste exercício é questionar os estigmas que pesam na identidade dos jovens e redefini-los a partir de uma linguagem que lhes é própria, como a música que consomem regularmente.
Referências
Acuña, N. & Jiménez, C. (Directores). (2012–2014). El reemplazante [Serie de televisión]. Televisión Nacional de Chile. https://cntvplay.cl/series/el-reemplazante/
Aqua VS, Julianno Sosa & Pablo Chill-E. (2022). JFM Jóvenes Flaites Milloneta [Canción]. Spotify. https://open.spotify.com/intl-es/track/2RlQwIRim4v89tyPZeWG7h
Bayón, M. C. & Moncrieff Zabaleta, H. (2022). Estigmas, performatividad y resistencias. Deconstruyendo las figuras demonizadas de jóvenes de sectores populares en América Latina. OBETS. Revista de Ciencias Sociales, 17(1), 63-80, https://doi.org/10.14198/OBETS2022.17.1.04
BlackRoy, Yordano El Menor & Mamixo. (2020). Flaites y Famosos [Canción]. Spotify. https://open.spotify.com/intl-es/track/6aZZA5lnuL93Ofi10Jvl0o
Carmona Sepúlveda, P. & Bastías Fuentes, F. (2024). Estudiante flaite: imaginario, rótulo y reflexividad en el marco del rol pedagógico en y desde pedagogos en formación. Última década, 32(62), 165-202, https://doi.org/10.5354/0718-2236.2024.74935
Cavish, Michael Gotti y Jottv. (2020). Flaite pero elegante [Canción]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=6nMgA9n-Y6w
Celso El Potente & El Joan. (2024). Le Gustan Lo' Flaites [Canción]. Spotify. https://tinyurl.com/444xtuxb
Chatzikoumi, E. (2023). ‘Flaites’, ‘Rotos’ y ‘Choros’: análisis polifónico de columnas de opinión sobre el delito en el Estallido Chileno del 2019. Signos. Estudios de Lingu?ística, 56(113), 417-440. https://doi.org/10.4067/S0718-09342023000300417
Cortés, R. (2018). Buganvilia. El Mercurio.
De Kiruza. (1996). Bacán [Canción]. Spotify. https://open.spotify.com/track/4mi7hFlddiSAttQhXENhby
DJ Méndez. (2017). Flaite [Canción]. Spotify. https://open.spotify.com/track/2KAQUOHDYITyF41hPCQy07
El Bai, King Savagge & Marcianeke. (2021). Sonando flaite [Canción]. Spotify. https://open.spotify.com/intl-es/track/3NIsZEsnGH8fquyngVuomV
El Jordan 23 & Louki. (2023). Humilde, Flaite y Sencillo [Canción]. Spotify. https://tinyurl.com/bddf672r
El Jordan 23, El Nako & Nysix Music. (2022). Yo Soy Flaite [Canción]. Spotify. https://open.spotify.com/intl-es/track/0Ao3LJbdxSK5Tq4aKmDqur
El Jordan 23, Noriel, Pablo Chill-E & Pailita. (2022). Na Na Na Remix [Canción]. Spotify. https://open.spotify.com/track/7BFa8ACKFI2vvbn6Su16JY
Galee Galee, Dbs, King Savagge, Pailita, Kingfly & El Bai. (2021). Modo Flaite [Canción]. Spotify. https://open.spotify.com/intl-es/track/6awmyQ2rVqiHtmG1FB0O82
González Álamo, V. (2023). El impacto de la percepción de contenido violento en el éxito comercial en la industria musical: Una aplicación en el género urbano en Chile [Tesis de Magíster, Universidad de Chile]. Repositorio Académico de la Universidad de Chile. https://repositorio.uchile.cl/handle/2250/195514
González Traslaviña, M. & Fang Vásquez, F. (2014). El flaite: entre la exclusión y la pertenencia [Tesis de Periodista, Universidad de Chile]. Repositorio Académico de la Universidad de Chile. https://repositorio.uchile.cl/handle/2250/145905
Il Nene De Oro. (2023). Flaite [Canción]. Spotify. https://open.spotify.com/track/2SFLjVQ52MEx1vVKCHtdWI
Jaudy, Moreno ITF, Julianno Sosa & Nelly Nelz. (2021). Flaite [Canción]. Spotify. https://open.spotify.com/track/1Tt6BZh0uu9RIeJqkz2ULB
Jordana, C. (2022). Estigmatización de los pobres en Chile: la construcción de la categoría flaite. Revista Austral de Ciencias Sociales, 42, 203-224, https://doi.org/10.4206/rev.austral.cienc.soc.2022.n42-11
Julianno Sosa. (2019). Agradecido [Canción]. Spotify. https://tinyurl.com/4rzhbxkn
Julianno Sosa & Pablo Chill-E. (2020). Tú No Sabe [Canción]. Spotify. https://open.spotify.com/intl-es/track/4P2RAk00C46M6qXvZtlSBX
Liebel, M. (2016). ¿Niños sin niñez? Contra la conquista poscolonial de las infancias del sur global. MILLCAYAC, 3(5), 245-272. https://revistas.uncu.edu.ar/ojs3/index.php/millca-digital/article/view/770
Liebel, M. (2019). Infancias dignas, o cómo descolonizarse. IFEJANT; El Colectivo.
Martínez Aránguiz, N. (2017). Representación del sujeto popular en la prensa dominante chilena: de la campaña 'Pitéate un flayte' a las detenciones ciudadanas. Cadernos de Linguagem e Sociedade, 18(3), 120-142. https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/7439/6168
Ministerio de Educación. (2014). Otros Indicadores de Calidad. https://bibliotecadigital.mineduc.cl/bitstream/handle/20.500.12365/10447/OIC.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Muñoz, D. (Creador y guionista). (2024). Baby Bandito [Serie de televisión]. Fabula; Netflix. https://www.netflix.com/title/81619198
Pablo Chill-E (2019). Flyte [Canción]. Spotify. https://tinyurl.com/yx6t45wx
Pablo ChillE & Nickoog Clk. (2023). Tiramo Pa Arria [Canción]. Spotify. https://open.spotify.com/intl-es/track/2pHK6xYHmMc0wA7tnpXNF1
Pablo Chill-E & Ana Tijoux. (2024). Dime qué [Canción]. Spotify. https://open.spotify.com/intl-es/track/7IEGjVo0RtZwO0B1wJ5TBA
Rapetón. (2019). Pablo Chill-E explica lo que es flaite [Video]. Facebook. https://www.facebook.com/watch/?v=331610030834661
Rojas, D. (2015). Flaite: algunos apuntes etimológicos. Alpha, (40), 193-200, http://dx.doi.org/10.4067/S0718-22012015000100015
Romano, G. F. (2014). La figura de el/lo flaite: Juventudes ilegítimas en los discursos de jóvenes universitarios de Viña del Mar y Valparaíso [Tesis de Sociología, Universidad de Valparaíso]. Repositorio Institucional de la Universidad de Valparaíso. https://repositoriobibliotecas.uv.cl/serveruv/api/core/bitstreams/f3a4a289-7a0b-4b67-8a3d-62c01ffcf408/content
Silva, M. (2007). Los que sobran. Tajamar.
Tunechikidd & Pablo Chill-E. (2023). Magic Johnson [Canción]. Spotify. https://tinyurl.com/4nybz6xs
Polimá Westcoast & Pablo Chill-E. (2019). MY BLOOD [Canción]. Spotify. https://tinyurl.com/2s3ac9wc
Yilorm, Y. & Martínez, E. (2023). Situación de vulnerabilidad social y construcción de aprendizaje en la infancia: Percepciones de profesores de inglés que ejercen en escuelas públicas chilenas. Revista Interciencia, 48(1), 59-65, https://www.interciencia.net/wp-content/uploads/2023/02/08_6927_Com_Yilorm_v48n1_7.pdf

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Universum (Talca)

