Resumo
Mariano Picón Salas (Mérida, 1901 - Caracas, 1965) foi um intelectual venezuelano com profundas convicções americanistas e autor de uma obra marcante na história do ensaísmo latino-americano no século XX. A arte e a literatura regionais ocuparam lugar relevante em sua obra, disciplinas para as quais ele fez contribuições significativas em um momento em que definiam seus contornos e objetos. Este artigo trata do pensamento estético e da escrita artística em Picón Salas, aspectos menos explorados que outros de sua obra, com foco na etapa chilena de sua vida intelectual (entre 1923 e 1936), onde o pensamento estético germina e produz um corpus de ensaios nos quais os conceitos de mestiçagem, nacionalismo e experiência artística são centrais. Argumenta-se também que esse pensamento sobre arte está intimamente ligado a uma trajetória institucional e política que deve ser incluída na análise, especificamente no âmbito da Universidade do Chile. Por isso, para analisar sua escrita sobre arte, sua obra será analisada utilizando ferramentas da história intelectual, institucional e cultural.
Referências
Berríos, P. y Parra, I. (2022). “Sin Estado no hay…” Historia de las políticas culturales para las artes visuales en Chile 1925-2017. Estudios de Arte.
Devés, E. (2000). El pensamiento latinoamericano en el siglo XX. Entre la modernización y la identidad. Tomo I: Del Ariel de Rodó a la CEPAL (1900- 1950). Editorial Biblios y Centro de investigaciones Diego Barros Arana.
Devés, E. (2011). Las redes de la intelectualidad periférica entre 1920 y 1940: Intento de una cartografía y de un planteamiento teórico. Cuadernos Del CILHA, 12(1), 89–105 https://revistas.uncu.edu.ar/ojs3/index.php/cilha/article/view/4167
Feliú Cruz, G. (1953). Universidad de Chile, Universidad de América. Universidad de Chile, Departamento de Extensión Cultural.
Feliú Cruz, G. (1970). Para un retrato psicológico de Mariano Picón- Salas. Biblioteca del Congreso Nacional de Chile- Universidad de Chile.
Galván, L. (1928). El plan de la Reforma Educacional en Chile. Amauta, año III (18), 59- 66.
Hernández J. (1997). Discurso. Juvenal Hernández asume la Rectoría de la Universidad de Chile por primera vez (1933). En Discursos académicos. Corporación cultural Rector Juvenal Hernández.
Latcham, R. (1965). Mariano Picón Salas. En Calderón y Lastra (selec.), Antología. Crónica de varia lección (pp. 80-95). Zig-Zag.
Margolin, V. (2010). Identidad nacional y modernidad internacional. En Castillo, E (Ed.), Artesanos, Artistas, Artífices. Ocho libros.
Picón Salas, M. (1927). Una ciudad colonial americana, Lima: una crónica colonial [Tesis para optar a Profesor de Estado con mención Historia. Universidad de Chile].
Picón Salas, M. (1929), Arte oficial, Revista de Educación (3). 149-151.
Picón Salas, M. (1930a). Hispano América, posición crítica. En Intuición de Chile. Y otros ensayos en busca de una conciencia histórica (1935). Editorial Ercilla.
Picón Salas, M. (1930b). José Sabogal, pintor peruano. Índice (6), 1 y 6.
Picón Salas, M. (1930c). Literatura y actitud americana. Atenea, 7(67), 264-270. https://revistas.udec.cl/index.php/atenea/article/view/6637/6140
Picón Salas, M. (1932a). Historia social de Chile, por Domingo Amunátegui Solar. Atenea, 9(89), 151-154. https://revistas.udec.cl/index.php/atenea/article/view/9552/9052
Picón Salas, M. (1932b). La filosofía de la historia del arte en la actualidad, por Walter Passarge. Atenea, 9(86), 120-122. https://revistas.udec.cl/index.php/atenea/article/view/9464/8971
Picón Salas, M. (1933a). El eros hispanoamericano. Atenea, 10(95), 51-62. https://revistas.udec.cl/index.php/atenea/article/view/8526/7621
Picón Salas, M. (1933b). El hibridismo religioso. Atenea, 10(97), 383-395. https://revistas.udec.cl/index.php/atenea/article/view/8585/7678
Picón Salas, M. (1933c). Intuición de Chile. Atenea, 10(100), 230-243. https://revistas.udec.cl/index.php/atenea/article/view/3439/3480
Picón Salas, M. (1934). Problemas y métodos de la Historia del Arte. Editorial Nascimento.
Picón Salas, M. (1935a). El intelectual y la humana discordia. En Intuición de Chile. Y otros ensayos en busca de una conciencia histórica. Editorial Ercilla.
Picón Salas, M. (1935b). Rostro de la decadencia. Revista De Arte, 1(6), 14-17.
Siso Martínez. J. (1970). Mariano Picón Salas (ensayo inacabado). Editorial Yocoima.
Subercaseaux, B. (2008). Editoriales y círculos intelectuales en Chile 1930-1950. Revista chilena de literatura, (72), 221-233.
Tapia, C. (2019). Carlos Isamitt: Hacia la conformación de un arte nacional. Revista Mapocho (85). Ediciones Biblioteca Nacional, 235-272.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Universum (Talca)