Resumo
Este artigo analisa as principais questões nos escritos sobre arte e feminismo na América Latina na última década. Para tanto, realizamos uma análise documental de livros publicados no meio acadêmico e em editoras independentes, artigos de pesquisa, textos curatoriais e teses de pós-graduação que abordam criticamente a inclusão da produção de mulheres artistas no campo da arte. O conjunto de autores resenhados nos ajuda a olhar para os principais pontos de tensão que esses escritos têm suscitado nos últimos anos. Isso nos permite observar diálogos existentes e possíveis entre as autoras, abrir novas questões e nos fornecer uma compreensão complexa e rica das limitações e potencialidades das práticas artísticas feministas na região.
Referências
Bibliografía
Alcázar, J. (2014). Performance: un arte del yo: autobiografía, cuerpo e identidad. Siglo XXI Editores.
Alcázar, J. (2021). Feminismos y performance en América Latina. El tendedero y Un violador en tu camino. Cuadernos del CILHA, (35), 1-32. https://doi.org/10.48162/rev.34.031
Ante Lezama, M. e Ise, M. (2021). Autoetnografía a dos voces: el potencial crítico de nuestras prácticas artísticas-académicas-feministas. Revista del Posgrado en Sociología de la Benemérita Universidad Autónoma de Puebla “Bajo el volcán”, (5), 177-210. http://www.apps.buap.mx/ojs3/index.php/bevol/article/view/2256
Antivilo, J. (2013). Arte feminista latinoamericano. Rupturas de un arte político en la tradición visual. [Tesis doctoral. Facultad de Filosofía y Humanidades, Universidad de Chile]. https://repositorio.uchile.cl/handle/2250/114336
Antivilo, J. (2015). Entre lo sagrado y lo profano se tejen rebeldías. Arte feminista nuestroamericano. Desde abajo.
Barbosa, A. (2008). Arte feminista en los ochenta en México. Una perspectiva de género. Casa Juan Pablos y Universidad Autónoma del Estado de Morelos.
Bartra, E. (2015). Apuntes sobre feminismo y arte popular. En E. Bartra y M. G. Huacuz Elías, Mujeres, feminismo y arte popular (Eds.), (pp. 21-29). Universidad Autónoma Metropolitana.
Bartra, E. (2008). Rumiando en torno a lo escrito sobre mujeres y arte popular. Revista La ventana, 3(28), 7-23. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=88411499003
Bermejo, T; Cortés Aliaga, G. (2019). Museos híbridos, feministas, descolonizados. Caiana. Revista de Historia del Arte y Cultura Visual del Centro Argentino de Investigaciones de Arte (CAIA), (14), 56-62. http://hdl.handle.net/11336/128012
Bidaseca, K. (2018). La revolución será feminista o no será. La piel del arte feminista descolonial. Prometeo libros.
Cortés Aliaga, G. (2023). Museos emancipadores. La acción colectiva feminista en el Museo Nacional de Bellas Artes (Chile). Revista Eletrônica da ANPHLAC, (35), 113-131. https://revista.anphlac.org.br/anphlac/article/view/4130
Corvalán, K. (2021a). Curaduría afectiva. Cariño ediciones.
Corvalán, K. (2021b). Curadurías inestables: todo patrimonio es molesto. En J. Muñoz y A. Elbir (Eds.), Los patrimonios son políticos: patrimonios y políticas culturales en clave de género (pp. 103-123). Ministerio de Cultura de la Nación de Argentina y Museo Regional de Pintura José Antonio Terry.
Fajardo-Hill, C. y Giunta, A. (Eds). (2017a). Radical Women: Latin American Art, 1960-1985. Hammer Museum and DelMonico Books.
Fajardo-Hill, C. y Giunta, A. (2017b). Introduction. En C. Fajardo-Hill y A. Giunta (Eds.), Radical Women: Latin American Art, 1960-1985 (pp.17-19). Hammer Museum and DelMonico Books.
Fajardo-Hill, C. (2017). The invisibility of Latin American Women Artists: Problematizing Art-Historical and Curatorial Practices. En C. Fajardo-Hill y A. Giunta (Eds.), Radical Women: Latin American Art, 1960-1985 (pp. 21-27). Hammer Museum and DelMonico Books,
Galindo, M. (2022). Feminismo bastardo. Canal press y Mantis.
Gargallo Celentani, F. (2016). Estética feminista, cuerpos, ideas y representaciones aquí y ahora. Revista nuestrAmérica, 4(7), 15-27. https://www.redalyc.org/journal/5519/551956486004/551956486004.pdf
Gluzman, G. y Usubiaga, V. (2021). Feminism is for Todes: Art History and Feminist Interventions in Spanish-Speaking Latin America Art History. Revista Art History, 44(4), 854 - 860. https://doi.org/10.1111/1467-8365.12591
Giunta, A. (2018). Feminismo y arte latinoamericano. Historias de artistas que emanciparon el cuerpo. Siglo XXI Editores.
Ise, M. y Ante Lezama, M. (2023). Prácticas artísticas entramadas: estrategias, redes, afectos. Revista Momento – diálogos em educação, (32), 106-132. https://periodicos.furg.br/momento/article/view/15667
Ise, M. (2021). Descubrir, exhibir, interpretar. Arte Latinoamericano en Estados Unidos (1987-1992). Ediciones Imago Mundi.
López, M. (2017). Robar la historia. Contrarelatos y prácticas artísticas de oposición. Ediciones Metales Pesados.
Mayer, M. (2016). Si tiene dudas... pregunte. Una exposición retrocolectiva. Museo Universitario de Arte Contemporáneo y Universidad Nacional Autónoma de México.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Universum (Talca)