A Correção dos Corpos: Racismo de Estado e Escultura Acadêmica no Chile (1854-1910)
PDF (Español)

Palavras-chave

Escultura
Racismo científico
Academia Neoclasica
Foucault
Chile Sculpture
Scientific Racism
Neoclassical Academy
Foucault
Chile Escultura
Racismo Cientifico
Academia Neoclassica
Foucault
Chile

Como Citar

Herrera Styles, P. “A Correção Dos Corpos: Racismo De Estado E Escultura Acadêmica No Chile (1854-1910)”. Universum (Talca), vol. 40, nº 1, junho de 2025, p. 151-73, doi:10.4067/S0718-23762025000100151.

Resumo

O racismo científico, uma das teorias de pensamento mais significativas do século XIX, pressupunha a superioridade de uma das raças humanas: a branca ou a ariana, hierarquia que deve ser mantida no sentido biológico para a proteção da espécie. Neste papel, o Estado assumiria o papel de protetor da integridade, superioridade e pureza desta raça, atuando através de múltiplos campos e instituições. Uma dessas áreas são as artes plásticas, a Academia e a disciplina de escultura, que desempenham um papel fundamental na sua gravidez e presença nos espaços públicos. Este trabalho investiga esse fenômeno no Chile entre 1854 e 1910, analisando casos de estatuária local que representam diferentes raças: afros, indígenas e brancos, detalhando as estratégias que os escultores nacionais utilizarão para corrigir esteticamente os corpos e demonstrar que a suposta raça branca é definida. monopólio da beleza, da inteligência e da força num país eminentemente misto.

https://doi.org/10.4067/S0718-23762025000100151
PDF (Español)

Referências

Arancibia, C. (2005). Un soldado de la Independencia. Revista de Historia Militar, 4, 14-16.

Berrios, P., Cancino, E., Guerrero, C., Parra, I, Santibáñez, K. y Vargas, N. (2009). Del taller a las aulas. La institución moderna del arte en Chile (1797-1910), Estudios de Arte.

Blanco, A. (1938). Asuntos araucanos tratados por escultores chilenos. El Mercurio, Santiago, 13 de febrero.

Cicerón, M.T. (1997). La invención retórica. Gredos.

Drien, M. (2013). Caupolicán: Imagen e identidad en la estatuaria publica chilena. Revista de Historiografia, 19, 101-110-

de Gobineau, A. (1937). Ensayo sobre la desigualdad de las razas humanas. Ediciones Apolo.

Feliu Cruz, G. (1973). La abolición de la esclavitud en Chile. Ed. Universitaria.

Foucault, M. (2001). Defender la Sociedad, Curso en el College de France, Fondo de Cultura Económica.

Grez, V. (1872). Una visita artística: Nicanor Plaza, Revista de Santiago, Tomo I, Imprenta Nacional.

Herrera, P. (2017). Caupolicán, carácter de bronce: Una aproximación a la invención del héroe, el monumento y lo indígena en Chile (1868-1910). En Brandão, A., Tatsch, F., y Drien, M. (Orgs.). Políticas da Historia da Arte, Redes, contextos e Discursos de mudança (pp. 102-110), Programa de Pós-graduação em História da Arte, UNIFESP.

Marín del Solar, M. (1858). Canto Fúnebre a la memoria del ciudadano José Romero. Imprenta del Conservador.

Palacios, N. (1904). Raza chilena, libro escrito por un chileno y para los chilenos. Editorial Gustavo Schaffer.

Pereira Salas, E. (1992). Estudios sobre Historia del arte en Chile Republicano, Ed. Universitaria.

Plaza, N. (1877). Revista Chilena, Imprenta La República.

Poole, D. (2000). Visión, raza y modernidad. Una introducción al mundo andino de imágenes. Casa de Estudios del Socialismo.

R. B. A. (17 de diciembre de 1888). Estatua de barro, El Taller Ilustrado, 4(159). https://bit.ly/4iPWiFi

Salgado, A. (2010). Escultura pública e identidad nacional: Chile, 1891-1932. En: Cid, G. y San Francisco, A. (Eds.). Nacionalismo e identidad nacional en Chile. Siglo XX (pp. 159-190). Ediciones Centro de Estudios Bicentenario.

Taine, H. (1944). Filosofía del arte. Editorial Ateneo.

Todorov, T. (2005). Nosotros y los otros. Reflexión sobre la diversidad humana. Siglo XXI.

Winckelmann, J. J. (2011). Historia del arte de la Antigu?edad. Editorial Akal.

Zamorano, P. (2011a). Gestación de la escultura en Chile: dilemas, actores e influjos. Estudios Ibero-Americanos, 37(2), 250-270. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2011.2.5913

Zamorano, P. (2011b). Escultura en Hispanoamérica durante el siglo XIX: el caso chileno. Archivo Español de Arte, 84(333), 25–40. https://doi.org/10.3989/aearte.2011.v84.i333.454

Zamorano, P. (2012). Gestación de la escultura en Chile; la figura de Nicanor Plaza. Ediciones Artespacio.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Universum (Talca)

Downloads

Não há dados estatísticos.