Resumo
Este artigo centra-se em alguns textos sobre a gravura argentina do século XX para considerar o papel que desempenharam na construção de um lugar de reconhecimento progressivo desta prática no campo da arte moderna. São abordados casos ligados a momentos e propostas relevantes no processo de legitimação da gravura como disciplina artística. Embora houvesse textos escritos por críticos ou escritores, a maioria das propostas partiu da perspectiva dos artistas. Nesse sentido, é possível sustentar que a inscrição e o reconhecimento da gravura argentina como produção artística no campo cultural moderno do século XX se deveu em grande parte à ação direta de artistas e gestores, e não ao trabalho da crítica de arte. e impulso institucional. Como ponto de partida, são aqui considerados alguns dos escritos publicados na revista 'El Grabado' (1916), sendo também discutidos textos de Antonio Berni, Gustavo Cochet e Adolfo Bellocq, entre outros autores.
Referências
Agrelo, M. D. (1927). Los orígenes del aguafuerte en la República Argentina. En Aguafuertes porteños. [Texto en un álbum de grabado]. Ediciones La Peña.
Amigo, R., Dolinko, S. & Rossi, C. (Eds.). (2010). Palabra de artista. Escritos sobre arte argentino, 1961-1981. Fundación Espigas & Fondo Nacional de las Artes.
Bellocq, A. (1935). El grabado y la ilustración. Arte y decoración, (1).
Bellocq, A. (1964). Conferencia radial [mecanografiada]. Archivo Bellocq, Centro de Estudios Espigas, Fundación Espigas.
Berni, A. (1935). Siqueiros y el arte de masas. Nueva Revista, (3), 14.
Broullon, R. (1981). Rubli. Pintores argentinos del siglo XX N° 88 - Serie complementaria: Grabadores argentinos del siglo XX/8. Centro Editor de América Latina.
Cochet, G. (1943). El grabado. Su historia y su técnica. Poseidón.
Cordova Iturburu, C. (1935). Sin título. Carpeta 14 grabados. Ediciones Unidad.
Dolinko, S. (2023). Exploraciones y tradiciones modernas: Manifestación multifocal. En M. A. García (Ed.), Berni. Manifestación en foco (pp. 26-43). Malba.
Dolinko, S. (2012). Arte plural. El grabado entre la tradición y la experimentación 1955-1973. Edhasa.
Dolinko, S. (2011). Museo imaginario, Museo Castagnino: el grabado como arte autónomo (Rosario, 1942). En S. Szir, V. Tell y V. Usubiaga (Eds.), La autonomía del arte: debates en la teoría y en la praxis. VI Congreso Internacional de Teoría e Historia de las Artes-XIV Jornadas CAIA (pp. 325-336). CAIA.
El Grabado (1916a). Sin título. El Grabado, (1), 1.
El Grabado (1916b). Exposiciones de grabado. El Grabado, (2), 3-4.
El Grabado (1916c). Sociedad de Grabadores. El Grabado, (2), 7.
García, M. A. & Szir, S. (Eds.) (2017). Entre la academia y la crítica: la construcción discursiva y disciplinar de la historia del arte. Argentina-siglo XX. Eduntref.
Gluzman, G. (2021). María del Carmen Portela (1896-1984). Notas al pie del canon. El canon accidental. Mujeres artistas en Argentina (1890-1950). Museo Nacional de Bellas Artes. https://media.bellasartes.gob.ar/h/Publicaciones/Escuela_Profesional_N_5_GG.pdf.
Gociol, J. (2007). Más libros para más: colecciones del Centro Editor de América Latina. Biblioteca Nacional Mariano Moreno.
Laumann, L. (2023). Aída Carballo, maestra. Producción gráfica y derroteros institucionales en Buenos Aires en la segunda mitad del siglo XX. Miño y Dávila.
Malosetti Costa, L. (2024). Eduardo Sívori. Artista moderno en París. Museo Nacional de Bellas Artes.
Malosetti Costa, L. (2001). Los primeros modernos. Arte y sociedad en Buenos Aires a fines del siglo XIX. Fondo de Cultura Económica.
Mantovani, L. (2023). El pueblo tiene derecho a la belleza. Artes aplicadas, educación e industria en Buenos Aires (1910-1940). Miño y Dávila.
Muñoz, M.A. (2008). Los artistas del pueblo 1920-1930. Fundación OSDE.
Museo del Grabado (1963). Contribución al mayor conocimiento del grabado como obra de arte [Desplegable].
Pécora, O. & Barranco, U. (Eds.). (1943). Sesenta y cinco grabados en madera. La xilografía en el Río de la Plata. Plástica.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Universum (Talca)