Textos para uma Nova Disciplina: Posições sobre a Gravura Argentina no Século XX
PDF (Español)

Palavras-chave

Arte argentino
Arte moderno
Grabado
Historiografía
Textos Argentinian Art
Modern Art
Printmaking
Historiography
Texts arte argentina
arte moderna
gravado
Historiografia
Textos

Como Citar

Dolinko, S. “Textos Para Uma Nova Disciplina: Posições Sobre a Gravura Argentina No Século XX”. Universum (Talca), vol. 40, nº 1, junho de 2025, p. 91-107, doi:10.4067/S0718-23762025000100091.

Resumo

Este artigo centra-se em alguns textos sobre a gravura argentina do século XX para considerar o papel que desempenharam na construção de um lugar de reconhecimento progressivo desta prática no campo da arte moderna. São abordados casos ligados a momentos e propostas relevantes no processo de legitimação da gravura como disciplina artística. Embora houvesse textos escritos por críticos ou escritores, a maioria das propostas partiu da perspectiva dos artistas. Nesse sentido, é possível sustentar que a inscrição e o reconhecimento da gravura argentina como produção artística no campo cultural moderno do século XX se deveu em grande parte à ação direta de artistas e gestores, e não ao trabalho da crítica de arte. e impulso institucional. Como ponto de partida, são aqui considerados alguns dos escritos publicados na revista 'El Grabado' (1916), sendo também discutidos textos de Antonio Berni, Gustavo Cochet e Adolfo Bellocq, entre outros autores.

https://doi.org/10.4067/S0718-23762025000100091
PDF (Español)

Referências

Agrelo, M. D. (1927). Los orígenes del aguafuerte en la República Argentina. En Aguafuertes porteños. [Texto en un álbum de grabado]. Ediciones La Peña.

Amigo, R., Dolinko, S. & Rossi, C. (Eds.). (2010). Palabra de artista. Escritos sobre arte argentino, 1961-1981. Fundación Espigas & Fondo Nacional de las Artes.

Bellocq, A. (1935). El grabado y la ilustración. Arte y decoración, (1).

Bellocq, A. (1964). Conferencia radial [mecanografiada]. Archivo Bellocq, Centro de Estudios Espigas, Fundación Espigas.

Berni, A. (1935). Siqueiros y el arte de masas. Nueva Revista, (3), 14.

Broullon, R. (1981). Rubli. Pintores argentinos del siglo XX N° 88 - Serie complementaria: Grabadores argentinos del siglo XX/8. Centro Editor de América Latina.

Cochet, G. (1943). El grabado. Su historia y su técnica. Poseidón.

Cordova Iturburu, C. (1935). Sin título. Carpeta 14 grabados. Ediciones Unidad.

Dolinko, S. (2023). Exploraciones y tradiciones modernas: Manifestación multifocal. En M. A. García (Ed.), Berni. Manifestación en foco (pp. 26-43). Malba.

Dolinko, S. (2012). Arte plural. El grabado entre la tradición y la experimentación 1955-1973. Edhasa.

Dolinko, S. (2011). Museo imaginario, Museo Castagnino: el grabado como arte autónomo (Rosario, 1942). En S. Szir, V. Tell y V. Usubiaga (Eds.), La autonomía del arte: debates en la teoría y en la praxis. VI Congreso Internacional de Teoría e Historia de las Artes-XIV Jornadas CAIA (pp. 325-336). CAIA.

El Grabado (1916a). Sin título. El Grabado, (1), 1.

El Grabado (1916b). Exposiciones de grabado. El Grabado, (2), 3-4.

El Grabado (1916c). Sociedad de Grabadores. El Grabado, (2), 7.

García, M. A. & Szir, S. (Eds.) (2017). Entre la academia y la crítica: la construcción discursiva y disciplinar de la historia del arte. Argentina-siglo XX. Eduntref.

Gluzman, G. (2021). María del Carmen Portela (1896-1984). Notas al pie del canon. El canon accidental. Mujeres artistas en Argentina (1890-1950). Museo Nacional de Bellas Artes. https://media.bellasartes.gob.ar/h/Publicaciones/Escuela_Profesional_N_5_GG.pdf.

Gociol, J. (2007). Más libros para más: colecciones del Centro Editor de América Latina. Biblioteca Nacional Mariano Moreno.

Laumann, L. (2023). Aída Carballo, maestra. Producción gráfica y derroteros institucionales en Buenos Aires en la segunda mitad del siglo XX. Miño y Dávila.

Malosetti Costa, L. (2024). Eduardo Sívori. Artista moderno en París. Museo Nacional de Bellas Artes.

Malosetti Costa, L. (2001). Los primeros modernos. Arte y sociedad en Buenos Aires a fines del siglo XIX. Fondo de Cultura Económica.

Mantovani, L. (2023). El pueblo tiene derecho a la belleza. Artes aplicadas, educación e industria en Buenos Aires (1910-1940). Miño y Dávila.

Muñoz, M.A. (2008). Los artistas del pueblo 1920-1930. Fundación OSDE.

Museo del Grabado (1963). Contribución al mayor conocimiento del grabado como obra de arte [Desplegable].

Pécora, O. & Barranco, U. (Eds.). (1943). Sesenta y cinco grabados en madera. La xilografía en el Río de la Plata. Plástica.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Universum (Talca)

Downloads

Não há dados estatísticos.