Resumo
Entre 1946 e 1959, Jorge Romero Brest (1905-1989), ministrou seminários na Faculdade de Letras da Universidade de La República, Uruguay. Segundo o arquivo da referida faculdade, em 1955 os alunos do seu seminário de História da Arte solicitaram apoio institucional para participar da III Bienal de São Paulo em 'missão de estudo', para receber suas aulas naquele contexto. Entre os candidatos estavam Nelson Di Maggio (1928-2021), María Luisa Torrens (1929-2013) e Celina Rolleri (1932-2018). Eles, junto com Fernando García Esteban (1917-1982), – que foi professor assistente de Romero Brest na Universidade da República, e foi um de seus colaboradores na publicação 'Ver y Estimar' –, estabeleceram-se como críticos influentes na o campo uruguaio das artes visuais na segunda metade do século XX. Considerando isso, o artigo analisará a influência de Romero Brest – a partir de sua concepção internacionalista da arte latino-americana, talvez como o oposto de uma concepção latino-americanista – na consolidação de uma crítica uruguaia às artes, buscando também refletir sobre essa crítica. das artes, identificando possíveis diálogos, tensões ou disputas entre os campos artísticos e políticos da época.
Referências
Achugar, H., Lembo, V. & Sequeira, F. (2017). Tendencias y factores de cambio en la institucionalidad cultural del Uruguay. Oficina de Planeamiento y Presupuesto, Presidencia de la República.
Berríos González, P. (2011). Estrategias de inserción del arte latinoamericano. El internacionalismo en Jorge Romero Brest y el latinoamericanismo en Marta Traba [Tesis de Maestría, Universidad de Chile]. https://repositorio.uchile.cl/handle/2250/129922.
Caetano, G. & Rilla, J. (2016). Historia contemporánea del Uruguay. De la colonia al siglo XXI. Centro Lationamericano de Economía Humana & Fin de Siglo.
Camnitzer, L. (27 de abril de 2018). Celina Rolleri (1932-2018). Brecha digital. https://brecha.com.uy/celina-rolleri-1932-2018.
Casa Rosada (s.f). Presidentes. Juan Domingo Perón I y II (1946 - 1952 y 1952 - 1955). Presidencia. https://www.casarosada.gob.ar/nuestro-pais/presidentes.
Di Maggio, N. (2013). Artes visuales en Uruguay: diccionario crítico. Gussi Libros.
Díaz Pellicer, L. (2004). El turismo receptivo en Uruguay (1930 - 1986). Programa de Historia Económica y Social, Unidad Multidisciplinaria, Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de la República. https://hdl.handle.net/20.500.12008/4671.
Faraone, R., París, B. & Oddone, J. (1997). Cronología comparada de la historia del Uruguay 1830 – 1985. Universidad de la República, Colección del Rectorado.
Galería Sur (2006). La abstracción de los 60. Catálogo. https://galeriasur.uy/catalogos/La-abstracci%C3%B3n-de-los-60-2006.pdf.
Giunta, A. (2001). Vanguardia, internacionalismo y política. Arte argentino en los años sesenta. Editorial Paidós.
Giunta, A. (2005). Ver y Estimar. Una revista, una asociación. En A. Giunta & L. Malosetti Costa (Eds.), Arte de posguerra. Jorge Romero Brest y la revista Ver y Estimar (pp. 19-33). Paidós.
Giunta, A. (2014). ¿Cuándo empieza el arte contemporáneo? Fundación arteBA.
Giunta, A. (2020). Contra el canon: El arte contemporáneo en un mundo sin centro. Siglo XXI.
Gutiérrez Viñuales, R. & Zamorano Pérez, P. E. (2020). Romera y Romero (Brest). La construcción de un espacio de comunicación artística entre Chile y Argentina (1942-1964). Cuadernos De Arte De La Universidad De Granada, (51), 187–211. https://doi.org/10.30827/caug.v51i0.16034.
Hojman, M. (3 de junio de 2016). Arte y espacio público en Montevideo (1959-1973). Intercambios rioplatenses en los discursos y prácticas artísticas [Presentación en Seminario]. Seminario de crítica, Número 206. Instituto de Arte Americano e Investigaciones Estéticas. Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo, Universidad de Buenos Aires. https://www.iaa.fadu.uba.ar/publicaciones/critica/0206.pdf.
Humanidades Digitales (2 de noviembre de 2023). Jorge Romero Brest. Legajo 49. Carpeta 751. http://humanidades-digitales.fhuce.edu.uy/items/show/225.
Intendencia de Montevideo (11 de octubre de 2023). 51° Premio Montevideo de Artes Visuales de la Intendencia de Montevideo. https://montevideo.gub.uy/noticias/cultura/51deg-premio-montevideo-de-artes-visuales-de-la-intendencia-de-montevideo.
International Center for the Arts of the Americas (s.f.). III. Georges Vantongerloo. https://icaa.mfah.org/s/es/item/743049#?c=&m=&s=&cv=&xywh=-628%2C0%2C4555%2C2549.
Ley 12376 de 1957. Presupuesto Nacional de Sueldos, Gastos e Inversiones. Ejercicio 1957. Artículo 90. 2 de febrero de 1957. D.O. No. 15031. https://www.impo.com.uy/bases/leyes/12376-1957/90.
Ley 19889 de 2020. Aprobación de la Ley de Urgente Consideración. LUC. Ley de Urgencia. Artículo 202. 14 de julio de 2020. D.O. No. 30478. https://www.impo.com.uy/bases/leyes/19889-2020/202.
Marambio de la Fuente, M. (2013) Campo intelectual y artes visuales: Marta Traba y la formación de una crítica artística latinoamericana [Tesis de Maestría, Universidad de Chile]. https://repositorio.uchile.cl/bitstream/handle/2250/117181/Marambio%20Mat%C3%ADas_2013.pdf?sequence=1.
México triunfa en Venecia. (30 de junio de 1950). Tiempo.
Ministerio de Educación y Cultura (16 de febrero de 2024). 61° Premio Nacional de Artes Visuales Clever Lara. https://www.gub.uy/ministerio-educacion-cultura/comunicacion/noticias/61-premio-nacional-artes-visuales-clever-lara.
Museo Nacional de Artes Visuales (s.f.). Amalia Polleri de Viana (1909-1996). Artistas. https://mnav.gub.uy/cms.php?a=362.
Museo Nacional de Bellas Artes (s.f.). Director: Jorge Romero Brest. Historia. https://www.bellasartes.gob.ar/paginas/museo/#event-hito-41.
Peluffo Linari, G. (2015a). Historia de la pintura en Uruguay. Tomo I. El imaginario nacional - regional (1830-1930). Ediciones de la Banda Oriental.
Peluffo Linari, G. (2015b). Historia de la pintura en Uruguay. Tomo II. Entre localismo y universalismo: representaciones de la modernidad (1930-1960). Ediciones de la Banda Oriental.
Polleri, A. (1986). Panorama actual de las Artes Plásticas. Revista Nacional, (236), 114-156. http://www.periodicas.edu.uy/o/Revista_Nacional/pdfs/Revista_Nacional_n236_dic_1986.pdf.
Poniatowska, E. (1985). Marta Traba o el salto al vacío. Revista Iberoamericana Escritoras de la América Hispánica 132/133(51), 883-897. https://doi.org/10.5195/reviberoamer.1985.4135.
Revistas de Arte Latinoamericano (s.f.). Ver y Estimar. Escuela de Artes y Patrimonio, UNSAM & Fundación Espigas. https://revistasdeartelatinoamericano.org/collections/show/5.
Romero Brest, J. (1952). La pintura europea 1900-1950. Fondo de Cultura Económica.
Sequeira, F. (2021). Artes visuales y dictaduras. Una mirada a las políticas culturales en el Río de la Plata: 1973 - 1985 [Tesis de Maestría, Universidad de la República]. https://www.colibri.udelar.edu.uy/jspui/handle/20.500.12008/30148.
Schroeder, C. (2011). X Bienal de São Paulo: sob os efeitos da contestação [Tesis de Maestría, Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo]. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-26112011-133939/en.php.
Stalla, N. (1999). Romero Brest, Jorge Aníbal (Buenos Aires, Argentina, 1905 – Buenos Aires, Argentina, 1989). https://historiasuniversitarias.edu.uy/wp-content/uploads/2017/05/Romero_Brest_Jorge.pdf.
Tello D’Elia, C. (2019). La question mal posée. Jorge Romero Brest y la historia del arte en Uruguay. Armiliar, 3(11). https://doi.org/10.24215/25457888e011.
Tomeo, D. (2010). Fernando García Esteban: entre la crítica y la historia del arte. Colección Avances de Investigación. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad de la República. https://www.fhce.edu.uy/images/biblioteca/avances_investigacion/2010/estudiantes_egresados/tomeo%20daniela.%20frenando%20garcia%20esteban.pdf.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Universum (Talca)