Por um imaginário visual do movimento mapuche através de suas criações gráficas
El Huevo Filosófico
PDF (Español)

Palavras-chave

mapuche
movimento mapuche
gráfico mapuche
imagens visuais
estética da descolonização pueblo mapuche
movimiento mapuche
gráficas mapuche
imaginario visual
estéticas de la descolonización Mapuche people
mapuche movement
mapuche graphics
visual imaginary
aesthetics of decolonization

Como Citar

Antileo, E., e C. Alvarado Lincopi. “Por Um imaginário Visual Do Movimento Mapuche através De Suas criações gráficas: No Aplica”. Universum (Talca. En línea), vol. 39, nº 1, junho de 2024, p. 257-81, doi:10.4067/S0718-23762024000100257.

Resumo

Este artigo analisa os grafismos criados pelo movimento mapuche durante as décadas de oitenta e noventa do século passado. O objetivo é propor uma reflexão a partir da composição de visualidades e sua reprodução técnica para discutir imaginários visuais e estéticas da descolonização. Buscamos entender como as criações gráficas respondem à energia de diferentes momentos históricos e como se vinculam à ação reflexiva do movimento mapuche. Metodologicamente, a pesquisa assentou num extenso trabalho de arquivo e digitalização de material visual, encontrado em vários repositórios pessoais e familiares, bem como numa revisão de textos, boletins, revistas e livros localizados, maioritariamente, na Biblioteca Nacional de Santiago.

https://doi.org/10.4067/S0718-23762024000100257
PDF (Español)

Referências

Aguayo, A. (2006). Organización mapuche en el espacio urbano: El caso de Meli Wixan Mapu en Santiago de Chile, 1991-2006. [Informe de Seminario para optar al Grado de Licenciado en Historia]. Universidad de Chile.

Alvarado Lincopi, C. (2021). Mapurbekistán. Ciudad, cuerpo y racismo. Diáspora mapuche en Santiago Siglo XX. Pehuén Editores.

Alvarado, M.; Báez, C.; Mege, P. (eds.) (2001). Mapuche. Fotografías siglos XIX y XX. Construcción y montaje de un imaginario. Pehuén Editores.

Ancán, J. y Calfío, M. (1999). El retorno al país mapuche. Preliminares para una utopía por construir. Liwen (5) 43-79.

Aniñir, D. (2009) Mapurbe. Venganza a raíz. Pehuén Editores

Antileo, E. (2012). Nuevas formas de colonialismo: diáspora mapuche y el discurso de la multiculturalidad. [Tesis para optar al grado de Magíster en Estudios Latinoamericanos]. Repositorio Universidad de Chile.

Antileo, E y Alvarado, C. (2019). Diarios Mapuche 1935-1966. Escrituras y pensamientos bajo el colonialismo chileno del siglo XX. Ediciones Comunidad de Historia Mapuche

Antileo, E. (2020). Aquí estamos todavía. Anticolonialismo y emancipación en los movimientos mapuche y aymara (1990-2006). Pehuén Editores.

Antileo, E. (2021). El pensamiento y la escritura de Carlos Huayquiñir Rain: una llamado por la educación y un combate contra el racismo. Alpha. 2(53) 209-229.

Aravena, A. (2001). La identidad mapuche-warriache: Procesos migratorios contemporáneos e identidad mapuche urbana. IV Congreso Chileno de Antropología, Colegio de Antropólogos de Chile A. G, Santiago de Chile

Benjamin, W. (2019[1935]). La obra de arte en la época de su reproductibilidad técnica. Ediciones Godot.

Bengoa, J. (2000). La emergencia indígena en América Latina. Fondo de Cultura Económica.

Boccara, G. (2009) Los vencedores. Historia del pueblo mapuche en la época colonial. Ocho Libros Editores.

Catrileo, D. (2019). Piñen. Libros del Pez Espiral.

Chambeaux, J. y Pavez, P. (2004) Historia de vida del lonko Wenceslao Paillal. Ediciones Meli Wixan Mapu

Chihuailaf, A. (2002). Mapuche: gente de la tierra. Más allá del Ñuke Mapu, el exilio. Les Caiers ALHIM. https://journals.openedition.org/alhim/667#text

Comaroff, J y Comaroff, J. (2011). Etnicidad S.A. Katz Editores

Cristi, N. y Manzi, J. (2016). Resistencia Gráfica. Dictadura en Chile. Santiago: Lom ediciones

Cuyanao, J. (2015). Kizu Trekali. Wetruwe Producciones

Didi-Huberman, G. (2004). Pueblos expuestos. Pueblos figurantes. Manantial

Durant, S. (2012). Pantera Negra: el arte revolucionario de Emory Douglas. Alias

Errazuriz, L. y Leiva, G. (2012). El golpe estético. Dictadura militar en Chile. 1973-1989. Ocho Libros Editores

Fanon, F. (1963[1952]). Piel negra, máscaras blancas. Abraxas.

Foerster, R y Montecino, S. (1998). Organizaciones, líderes y contiendas mapuches: (1900-1970). Ediciones Centros Estudios de la Mujer (CEM)..

Gissi, N. (2004). Segregación Espacial Mapuche en la Ciudad: ¿Negación o revitalización identitaria? Revista de Urbanismo (9) pp. 141-153.

Gruzinski, S. (2004). Guerra de las imágenes. De Cristóbal Colón a Blade Runner (1492-2019). Fondo de Cultura Económica.

Hall, S. (2010). Sin garantías: trayectorias y problemáticas en estudios culturales. Restrepo, Walsh y Vich (eds.). Envión Editores.

Marimán, P. (1997). La Diáspora Mapuche: una reflexión política. Liwen (4) 216-223

Martínez, C. (2015). Partisan Participation and Ethnic Autonomy: The Case of the Mapuche Organisation Admapu, in Chile. Journal of Latin American Studies 1-28.

Menard, A. y Pavez, J. (2005). Los archivos del ’29: derrotas y derroteros de la Federación Araucana. Anales de desclasificación 1 (1). Laboratorio de Desclasificación Comparada.

Osorio, L. (2009). Inche Mapurbe Ngen: De chorizo a weichafe: nuevos elementos culturales en la identidad mapuche de Santiago, 1997-2009. [Informe de Seminario para optar al Grado de Licenciado en Historia]. Repositorio Universidad de Chile.

Pukutriñuke. (2009). Fuerza que Renace. Sello Dale Aborigen.

Rancière, J. (2005). Sobre políticas estéticas.Universidad Autónoma de Barcelona – Museo de Arte Contemporáneo de Barcelona.

Reinaga, F. (1970). La revolución india. Ediciones PIB.

Rupailaf, R. (2002). Las organizaciones mapuches y las políticas indigenistas del Estado chileno (1970-2000). Revista de la Academia. (7) 59-103.

Said, E. (1978). Orientalismo. Random House Mondadori.

Soto, A. (2020) La performatividad de las imágenes. Ediciones Metales Pesados.

Toledo, P. (2001). La mirada de los testigos. Uso, reproducción y conflicto de la fotografía mapuche de finales del siglo XIX y principios del XX. En C. Alvarado, Mege y Báez (eds.) Mapuche. Fotografías siglos XIX y XX. Construcción y montaje de un imaginario. Pehuén Editores.

Torrents Juncà, J. (2019). Edward W. SAID: Cultura e imperialismo, Barcelona, Debate, 2018 [1993], 574 pp., trad. de Nora Catelli, Revista Universitaria De Historia Militar. 8(17) 378–383. https://doi.org/10.53351/ruhm.v8i17.564

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Universum (Talca. En línea)

Downloads

Não há dados estatísticos.